Publicado: 14/04/2021

Em cinco episódios, técnicos, gestores, educadores, alunos e especialistas do Todos dão depoimentos sobre políticas públicas que têm feito a diferença neste cenário de pandemia sem precedentes, como combate suspensão de aulas, acolhimento, ferramentas digitais e avaliação diagnóstica. Ouça abaixo os exemplos que vêm de redes estaduais de várias partes do País: Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e Minas Gerais.

#5 – Na linha de frente – Liderança escolar e estudos tutorados na pandemia

Para que os materiais didáticos cheguem a todos os estudantes nestes tempos de distanciamento social, a secretaria estadual de Educação de Minas Gerais, seus educadores e técnicos não medem esforços. No quinto e último episódio da série, entenda a importância da liderança dos diretores escolares e dos planos de estudos tutorados para que os alunos mineiros continuem estudando.

#4 – Como vai você? – Protagonismo e empatia na busca ativa

Professores acolhedores e alunos engajados na busca ativa de colegas desanimados com os estudos têm sido a dobradinha reforçada pela rede estadual do Ceará no combate à evasão dos estudantes no período de ensino remoto. No quarto episódio da série, gestores, alunos e professores falam sobre como protagonismo e empatia têm reforçado vínculos com a escola.

#3 – O xis da questão – Avaliação diagnóstica no ensino remoto

Com a pandemia colocando a Educação Básica de cabeça para baixo, como corrigir rotas e preencher lacunas de aprendizagem de nossas crianças e jovens? Avaliando! No terceiro episódio da série, conheça a estratégia de Pernambuco para, a distância, diagnosticar e reduzir defasagens agravadas pelo ensino remoto na rede estadual pernambucana.

#2 – O professor tá online – Formação docente em tecnologia

Sem o “olho no olho”, os professores têm enfrentado um grande desafio na pandemia: readaptar as aulas para a modalidade de ensino a distância. No segundo episódio da série, gestores, educadores e alunos contam como a rede estadual do Paraná aperfeiçoou a infraestrutura digital e preparou milhares de docentes para usarem novas metodologias de ensino.

#1 – Presente, professor! – Busca ativa em tempos de crise e pandemia

Antes que o aluno deixe os estudos, o que podemos fazer para reconectá-lo à Educação? Fundamental antes da pandemia, essa pergunta é, agora, absolutamente central, quando o agravamento da crise tem empurrado muitas crianças e jovens para longe do ensino. É preciso combater a suspensão de aulas. Mais que nunca, é hora de buscar ativamente nossos estudantes. Para falar sobre isso, o episódio de estreia da série “Lições que Ficam”, do Todos Pela Educação, reúne gestores, educadores, alunos e especialistas para contar como a busca ativa em tempos de crise tem trazido crianças e jovens de volta aos estudos no Maranhão. Entenda como funciona a parceria do Unicef com as redes estadual e municipais de ensino e compartilhe em sua região!