Processo seletivo rigoroso para as funções na gestão escolar
Um processo seletivo estritamente técnico de diretores e coordenadores pedagógicos, sem conotação político-partidária, contribui para a boa qualidade da gestão escolar e a legitimidade dela junto à comunidade escolar – esses são fatores que marcam o sucesso de Sobral.
É a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), com apoio e orientação da Secretaria de Educação, que realiza o processo. Não é necessário ser um professor da rede de Sobral para se candidatar. É preciso apenas ter formação completa em Pedagogia ou áreas afins e experiência mínima de dois anos de docência. Após o processo, os candidatos aprovados ficam em um banco na Secretaria até que surja uma vaga adequada ao seu perfil. Então, o candidato é convidado a uma última entrevista feita pela Secretaria e indicado para assumir o cargo. Veja abaixo as etapas que compõem o processo seletivo de gestores escolares de Sobral.
Entenda cada uma das fases baixando o documento de análise completa sobre Sobral aqui.
O processo de seleção de Sobral trás três principais benefícios para a qualidade educacional que podem inspirar redes de ensino Brasil afora:
- Qualidade de profissionais: os profissionais indicados selecionados têm as competências adequadas para assumir as responsabilidades e entregar bons resultados nas escolas.
- Neutralidade política: os profissionais que assumem os cargos não o fazem por vinculação com qualquer figura política, sendo selecionados exclusivamente por mérito.
- Legitimidade: A imparcialidade e o caráter meritocrático do processo fazem com que os diretores das escolas sejam vistos pela comunidade escolar como figuras capazes e legítimas de liderança.