Programa de Educação Integral (PEI)
Pernambuco foi o primeiro estado a consolidar como política pública o modelo de Ensino Médio Integral, centrado no protagonismo do aluno, em seu projeto de vida e desenvolvimento integral. História que começou, em 2004, com as escolas experimentais e se consolidou com o Programa de Educação Integral (PEI), por meio da Lei Complementar Estadual nº 125/2008, que incorporou o gerenciamento das escolas experimentais à Secretaria de Educação. Desde então, as matrículas em tempo integral vêm crescendo substancialmente no estado, tornando ilhas de excelência em regra na rede, de modo que Pernambuco é hoje o estado com maior número de matrículas neste modelo nesta etapa: todos os 184 municípios pernambucanos contam com pelo menos uma escola de tempo integral para o Ensino Médio atualmente. E, em 2022, de acordo com a Secretaria, 75% das matrículas no 1º ano do Ensino Médio serão em escolas integrais – o que significa que todos os alunos que o desejem poderão acessar uma vaga em modelo integral.
Principais objetivos
- Expandir, de maneira equitativa, as Escolas de Educação Integral no Estado de Pernambuco, colocando no centro da experiência escolar o protagonismo do aluno e de seu projeto de vida;
- Integrar o Ensino Médio à Educação Profissional de qualidade como direito à cidadania, componente essencial de trabalho digno e do desenvolvimento sustentável;
- Promover uma Educação Integral que contemple o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do estudante
Principais ações
1. Modelo Pedagógico
As escolas de tempo integral não significam apenas tempo adicional dos alunos nas escolas, mas representam uma mudança profunda de modelo pedagógico, que passa a ter um olhar integral para os estudantes, centrado nos conceitos: pedagogia da presença; protagonismo do aluno e projeto de vida; acolhimento dos estudantes e das famílias; e componentes curriculares eletivos.
2. Modelo de Gestão Escolar
Dentro da proposta da Educação Integral, as mudanças não se limitam ao pedagógico, mas são refletidas em toda a escola, inclusive na gestão. Pautada por seu aspecto democrático, a gestão de uma escola integral tem suas atribuições baseadas nos princípios da pedagogia da presença, liderança servidora e delegação planejada. Em termos práticos, isso se traduz em:
- Gestor envolvido no acompanhamento pedagógico da escola;
- Elaboração, execução e monitoramento de um Plano de Ação, com metas e estratégias a serem utilizadas durante o ano letivo;
- Uma equipe de trabalho descentralizada, com um gestor, um assistente de gestão e um coordenador escolar – um geral, se for uma Erem, ou um coordenador para cada área, se for uma ETE;
- Representação estudantil dentro da gestão escolar, por meio da atuação de clubes, grêmios, representantes de turma e conversas com a gestão;
- Formação específica para equipe gestora das escolas integrais, nos princípios da Educação Interdimensional e planejamento estratégico.
3. Formatos de oferta de Ensino Integral
Originalmente, todas as escolas de tempo integral tinham um turno de 9 horas, exclusivamente dedicadas aos componentes curriculares regulares e aos componentes curriculares específicos, baseados na Educação Interdimensional. Com a expansão da política, dois outros formatos de Educação Integral surgiram em Pernambuco: a Educação Integral Profissional, nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), que integra o ensino técnico profissional com a Educação Integral, e as escolas de Educação Integral com turno de 7 horas.
4. Infraestrutura escolar
Com mais tempo de aula e diferentes atividades previstas no currículo, as escolas de tempo integral precisam ter uma infraestrutura mínima diferente das escolas regulares. Segundo as diretrizes do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, as escolas precisam ter, pelo menos, quatro dos seis itens de infraestrutura exigidos: biblioteca ou Sala de Leitura; salas de aula; quadra poliesportiva; vestiário masculino e feminino; cozinha e refeitório. Em termos de merenda escolar, a escola deverá ofertar dois lanches e um almoço, diferentemente das escolas regulares, obrigadas a ofertar apenas um lanche.
5. Suporte pedagógico
As escolas de tempo integral contam com a distribuição de material didático de apoio específico, como cadernos de projeto de vida, distribuídos a alunos, professores e famílias. Além disso, é veiculado material orientador para professores e equipe gestora, sobre os princípios da Educação Interdimensional e dos componentes curriculares específicos. Os professores das escolas de tempo integral também recebem formação continuada.