Publicado: 15/06/2022

Após uma primeira temporada que detalhou as histórias por trás dos bons resultados de redes municipais de ensino, a série Educação Que Dá Certo conta as trajetórias para atingir bons resultados dos estados de Ceará, Espírito Santo e Pernambuco, redes que provam que é possível avançar no ensino com soluções em escala, envolvendo, inclusive, os municípios. O caminho exige comprometimento por parte das lideranças, continuidade política, participação dos educadores e reavaliação constante das políticas, mas é possível.

São lições inspiradoras para velhos desafios conhecidos, mas também para os novos dilemas trazidos pelo impacto da pandemia na Educação. Confira os episódios.

Ceará:
O Ceará é um estado com diversas dificuldades socioeconômicas, ocupando o lugar do 5° menor PIB per capita brasileiro. Mas isso não o fez deixar de investir em planos e estratégias para a Educação, tornando-se referência e destaque nacional na área.

O estado chama atenção pelas suas posições no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ocupando, no Ensino Fundamental, o 3° lugar nos Anos Iniciais e 1° no Anos Finais, já no Ensino Médio,o 6°.

Espírito Santo
O menor estado do Sudeste em extensão territorial é destaque nacional e referência em Educação, principalmente no Ensino Médio.

O Espírito Santo ocupa o 2° lugar no Ideb, ficando atrás apenas de Goiás. Porém, o que chama atenção na rede capixaba é o fato de ser o estado onde os jovens mais aprendem, medido pelo desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de Língua Portuguesa e de Matemática desde 2017.

Pernambuco
O Ideb pernambucano, desde 2013, é superior à média brasileira. Uma das estratégias que levou Pernambuco a esses resultados foi a expansão das escolas em tempo integral, sendo hoje, o estado com maior número de matrículas neste modelo no Ensino Médio.

Só em 2020, a cada 10 alunos da etapa, cerca de 6 (57,8%) estavam matriculados em escolas de tempo integral, com carga horária de 35 ou 45 horas semanais.
Todo esse contexto acaba se tornando mais impressionante quando levamos em consideração que Pernambuco faz parte do grupo dos estados mais pobres do Brasil. E, mesmo assim, consegue superar o Ideb do Ensino Médio de outras unidades federativas mais ricas, como São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Veja também

O passo a passo do sucesso do Ceará

O passo a passo dos resultados do Espírito Santo

O passo a passo das políticas de Pernambuco