Publicado: 18/02/2022

Educação Que Dá Certo, o Brasil tem e o Todos Pela Educação mostra – durante todo o mês de fevereiro! A cada sábado,  conheça casos de redes de ensino que criaram soluções para desafios comuns a cidades de todo o País!  O Todos Pela Educação viajou o Brasil atrás dessas histórias e conta tudo na série Educação Que Dá Certo. Assista abaixo ao 3° episódio  completo, sobre Londrina (PR) e São Paulo (SP), cidades muito diferentes, mas que desenharam soluções para reduzir drasticamente a fila de espera por vaga em Creche, ampliando o acesso das crianças mais vulneráveis.  

 

E veja também  as  reportagens especiais derivadas da série no CNN Sábado Manhã, a partir das 9h:
  • 05/fev –  Teresina (PI) , tema da estreia.
  • 12/fev –  Coruripe (AL)
  • 19/fev – Londrina (PR) e São Paulo (SP)
  • 26/fev – Sobral (CE)

 

Conheça os casos de sucesso

 

Teresina (PI) – Teresina está localizada em uma das regiões de menor nível socioeconômico do País. Apesar disso, a rede municipal vem reduzindo as desigualdades, avançando na qualidade da Educação nas últimas duas décadas. O segredo? Articulação de ações e trabalho conjunto – do prefeito aos professores.

 

Coruripe (AL) – Sabia que a escola com o maior Ideb dos Anos Iniciais é uma escola rural? Ela está localizada em Coruripe, em Alagoas. Nesse pequeno município litorâneo, não importa se os estudantes estão em zona urbana ou rural, qualidade é para todos. E isso só é possível com compromisso com a aprendizagem e foco em garantir apoio da rede municipal às escolas. Descubra quais ações foram fundamentais para o destaque de Coruripe.

 

Londrina (PR) e São Paulo (SP) – Analisamos duas experiências de sucesso na expansão de vagas e gestão da demanda por vagas em Creche: as cidades de São Paulo e Londrina. Ambas vêm se destacando por seus sistemas de gerenciamento de vagas e mecanismos para priorizar as crianças mais pobres. Conheça as principais ideias adotadas por essas redes municipais para repensar as políticas públicas de acesso às creches.

 

Sobral (CE) – Sobral é o mais tradicional exemplo de que o Brasil tem Educação que dá certo. Além do conhecido trabalho com alfabetização e formação dos professores, a cidade cearense é uma referência quando o assunto é seleção e formação de diretores escolares. Entenda todas as ações que permitem a rede municipal ter uma liderança escolar que impacta na aprendizagem.

Veja também

Acesse o documento técnico de creches

Crianças vulneráveis em primeiro lugar

Assista o episódio de Teresina

O melhor IDEB do Brasil